Alfabetização e Letramento (474 h)

Investimento

ESCOLHA A DURAÇÃO DE

15 MESES*

e pague

R$ 89,90

na Taxa de Adesão +

15

mensalidades

MATRICULE-SE

ESCOLHA A DURAÇÃO DE

8 MESES*

e pague

R$ 119,90

na Taxa de Adesão +

9

mensalidades

MATRICULE-SE

ESCOLHA A DURAÇÃO DE

6 MESES*

e pague

R$ 159,90

na Taxa de Adesão +

7

mensalidades

MATRICULE-SE

Objetivos

O curso de Pós-Graduação em Alfabetização e Letramento da Faculdade Itecne visa aprofundar conhecimentos teóricos e práticos para a atuação em classes alfabetizadoras. Para tanto é necessário que o alfabetizador (a) compreenda os processos de aprendizagem da leitura e escrita em situações sociais. A partir da década de 80,  com as contribuições das neurociências, teorias e pesquisas trouxeram novos conhecimentos sobre a alfabetização e letramento e a psicogênese apresentou uma nova forma de analisar e compreender o processo de aprendizagem por parte da criança.

Conteúdos curriculares

MÓDULO I

FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE

  • A prática docente na diversidade
  • Níveis de ensino
  • Modalidades de ensino
  • Educação profissionalizante
  • Educação em tempo integral
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação Especial e Inclusão
  • Educação a Distância
  • Educação do Campo e Educação Indígena
  • Panorama da diversidade da educação no Brasil

 

MÚLTIPLAS COMPETÊNCIAS PARA OS PROFISSIONAIS DA  EDUCAÇÃO

  • Relacionamento interpessoal
  • Comportamento empreendedor
  • Motivação, flexibilidade e liderança
  • A comunicação na contemporaneidade
  • Gestão de conflitos
  • Organização e planejamento
  • Novas tecnologias educacionais
  • Múltiplas leituras e hipertexto
  • Coaching
  • Escolha e gerenciamento de carreira

 

LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL

  • A legislação Educacional no âmbito nacional
  • Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental de nove anos
  • A reforma do Ensino Médio
  • Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
  • Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
  • Proposta pedagógica
  • Avaliação da Educação e da escola
  • Regimento Escolar
  • Plano Nacional de Educação – aspectos legais

 

METODOLOGIA CIENTÍFICA E DO TRABALHO CIENTÍFICO

  • Ética e metodologia científica
  • Projeto de pesquisa
  • Fundamentação teórica
  • Estrutura básica e formatação de trabalhos científicos
  • Elementos de apoio ao texto: citações
  • Outros elementos de apoio ao texto
  • Conclusão, considerações finais e resumo
  • Referências
  • Modelos e estrutura de documentos científicos
  • Artigos científicos e publicações
  • Preparação para defesa e apresentação da pesquisa
  • Elaboração de currículo e memorial

 

MÓDULO II

LETRAMENTO NO BRASIL  

  • A sociedade de cultura escrita
  • Letramento: novas realidades, novos conceitos
  • Escrita e leitura na vida moderna
  • Letramento e Alfabetismo
  • Pedagogia do Letramento e da Alfabetização
  • Leitura no espaço social
  • Leitura, escrita e subjetividade
  • Ler e escrever para estudar
  • Informação e conhecimento
  • Pedagogia da leitura e da escrita

 

PSICOGÊNESE DAS LINGUAGENS ORAL E ESCRITA; SUBSÍDIOS PARA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

  • Concepções de Linguagem
  • Teorias de aquisição da Linguagem
  • Linguagem, cultura e poder
  • Aquisição da linguagem oral
  • Problemas relativos à aquisição da Linguagem Oral
  • Aquisição da linguagem escrita: autoria e reescrita
  • Aquisição da linguagem escrita: as relações entre a oralidade e a escrita
  • Problemas relativos à aquisição da linguagem escrita: aspectos formais
  • Problemas relativos à aquisição da linguagem escrita: aspectos semânticos
  • Gêneros de discurso
  • Os gêneros de discurso no ensino
  • Linguagem e fracasso escolar

 

 FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA ALFABETIZAÇÃO

  • O processo histórico do ensino e aprendizagem da leitura e da escrita
  • Alfabetização ou letramento?
  • Textualidade, código e meios de produção da escrita
  • As quatro práticas da alfabetização
  • Leitura e interpretação
  • Produção de textos
  • Produção de texto escrito
  • Análise linguística
  • Prática da reescrita do texto
  • Procedimentos pedagógicos para sistematização para o domínio do código
  • Rescrita do texto com vistas à sistematização do código

 

LITERATURA: LEITURA E APRENDIZAGEM

  • Literatura, leitura e aprendizagem
  • A concepção escolar da leitura
  • O professor-leitor
  • A formação do leitor
  • Leitura e compreensão
  • Leitura e responsabilidade social
  • A contação de histórias
  • Ilustração do livro infantil
  • Jornal na sala de aula
  • História da literatura infantil
  • A literatura infantil no Brasil
  • Poesia e música
  • Tipologia dos textos literários: as narrativas da tradição
  • Contos de encantamento
  • Outras formas de narrativa
  • O trabalho com a poesia infantil
  • A biblioteca escolar
  • A avaliação dos projetos de formação de leitores

Documentos para a matrícula

  • Cópia simples da cédula de identidade (RG);
  • Cópia simples do CPF;
  • 1(uma) foto 3×4 recente;
  • Cópia simples do comprovante de endereço;
  • Cópia simples do Histórico da Graduação;
  • Cópia autenticada do diploma da graduação

 

*Todos os cursos possuem TAXA DE ADESÃO. Os valores variam de acordo com a durac?a?o e curso escolhidos; e podera?o sofrer alterac?a?o sem pre?vio aviso. Consulte as condições mínimas para estudo na internet e informações sobre o material dos cursos (videoaulas + livros em PDF).