Atendimento Escolar Especializado (AEE) (777 h)

Investimento

ESCOLHA A DURAÇÃO DE

15 MESES*

e pague

R$ 65,00

na Taxa de Adesão +

15

mensalidades

MATRICULE-SE

ESCOLHA A DURAÇÃO DE

8 MESES*

e pague

R$ 119,90

na Taxa de Adesão +

9

mensalidades

MATRICULE-SE

ESCOLHA A DURAÇÃO DE

6 MESES*

e pague

R$ 159,90

na Taxa de Adesão +

7

mensalidades

MATRICULE-SE

Objetivos

O curso de Pós-graduação em Atendimento Escolar Especializado, da Faculdade Itecne visa preparar profissionais das áreas de educação e saúde no atendimento à pessoas com diferentes  deficiências: físicas, sensoriais, intelectuais,  de aprendizagem,  transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação, no atendimento educacional especializado em escolas e centros especializados. O Profissional que atua na área de Atendimento Escolar Especializado está apto a organizar e atuar com recursos pedagógicos objetivando a formação humana, escolar  e inclusão.

Conteúdos curriculares

MÓDULO I

FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE

  • A prática docente na diversidade
  • Níveis de ensino
  • Modalidades de ensino
  • Educação profissionalizante
  • Educação em tempo integral
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação Especial e Inclusão
  • Educação a Distância
  • Educação do Campo e Educação Indígena
  • Panorama da diversidade da educação no Brasil

 

MÚLTIPLAS COMPETÊNCIAS PARA OS PROFISSIONAIS DA  EDUCAÇÃO

  • Relacionamento interpessoal
  • Comportamento empreendedor
  • Motivação, flexibilidade e liderança
  • A comunicação na contemporaneidade
  • Gestão de conflitos
  • Organização e planejamento
  • Novas tecnologias educacionais
  • Múltiplas leituras e hipertexto
  • Coaching
  • Escolha e gerenciamento de carreira

 

LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL

  • A legislação Educacional no âmbito nacional
  • Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental de nove anos
  • A reforma do Ensino Médio
  • Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
  • Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
  • Proposta pedagógica
  • Avaliação da Educação e da escola
  • Regimento Escolar
  • Plano Nacional de Educação – aspectos legais

 

METODOLOGIA CIENTÍFICA E DO TRABALHO CIENTÍFICO

  • Ética e metodologia científica
  • Projeto de pesquisa
  • Fundamentação teórica
  • Estrutura básica e formatação de trabalhos científicos
  • Elementos de apoio ao texto: citações
  • Outros elementos de apoio ao texto
  • Conclusão, considerações finais e resumo
  • Referências
  • Modelos e estrutura de documentos científicos
  • Artigos científicos e publicações
  • Preparação para defesa e apresentação da pesquisa
  • Elaboração de currículo e memorial

 

MÓDULO II

LIBRAS E SISTEMA BRAILLE

  • Conhecendo uma língua
  • O status de língua da Libras
  • Particularidades das línguas de sinais
  • Propriedades linguísticas da Libras
  • Sistema Braille
  • Estimulação essencial e inclusão
  • Deficiência visual: formas de leitura
  • Desafios da escola inclusiva

 

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, FÍSICA E PSICOMOTORA

  • Deficiência intelectual: abordagens psicanalítica e a Epistemologia
  • Deficiência intelectual no contexto escolar
  • Prática pedagógica em deficiência intelectual
  • Deficiência física: classificação, causa e tipos de deficiência física
  • A deficiência física no contexto do processo de ensino e aprendizagem
  • A inclusão de crianças com deficiência física: acessibilidade, adaptações curriculares e procedimentos de ensino
  • Distúrbios e alterações psicomotoras
  • Mediação na aprendizagem

 

DEFICIÊNCIA VISUAL, AUDITIVA E SURDOCEGUEIRA

  • História da Educação de surdos no Brasil
  • A surdez: noções de anatomia e fisiologia da audição
  • Abordagens educacionais para surdos
  • Bilinguismo
  • Concepções de surdez
  • Neurolinguística: estruturação da Libras no cérebro
  • História e conceito de cegueira e baixa visão
  • Estimulação visual
  • Interlocução do atendimento especializado com o ensino regular
  • Produtos assistivos e adaptação de materiais

 

TRANSTORNOS GLOBAIS DE DESENVOLVIMENTO E ALTAS HABILIDADES 

  • O papel da escola, da família e da sociedade no desenvolvimento das potencialidades dos alunos com TGD, Altas Habilidades e Superdotação
  • A Educação Especial e os Transtornos Globais do Desenvolvimento
  • Autismo, Síndrome de Asperger e Síndrome de Rett
  • Transtornos Globais do Desenvolvimento – condutas típicas
  • O aluno com Altas Habilidades
  • O aluno com Superdotação
  • A formação e acompanhamento da triade (escola, família e sociedade) para atender o processo ensino-aprendizagem de alunos com TGD, Altas Habilidades e Superdotação
  • O processo de inclusão para os alunos com TGD, Altas Habilidades e Superdotação

 

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

  • Educação Especial e Educação Inclusiva no Brasil
  • Necessidades educacionais especiais e a formação docente
  • Inclusão escolar: legislação, teoria e prática
  • Altas Habilidades/Superdotação
  • Comportamento social inadequado
  • Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)
  • Transtornos do desenvolvimento
  • Habilidades cognitivas
  • Adaptações curriculares para a Educação Inclusiva

 

METODOLOGIA DO ENSINO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

  • Formação docente e prática pedagógica inclusiva
  • Metodologia para alunos com deficiência visual
  • Metodologia para alunos com deficiência auditiva
  • Metodologia para alunos com deficiência intelectual
  • Metodologia para alunos com transtornos globais do desenvolvimento
  • Metodologia para alunos com altas habilidades
  • Metodologia para alunos com deficiência física
  • Tecnologias assistivas

 

TECNOLOGIA ASSISTIVA

  • Dimensões de acessibilidade
  • Tecnologia Assistiva e Inclusão
  • Tecnologia Assistiva Aplicada
  • Conhecendo a CIF – Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde e o Desenho Universal
  • Software Educativo
  • Sala de Recursos multifuncionais e acessibilidade

 

COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA

  • Dimensões de acessibilidade
  • Acessibilidade virtual
  • Conhecendo a comunicação alternativa
  • Recursos para a comunicação alternativa
  • Sala de recursos multifuncionais e acessibilidade
  • O ensino em ambientes informatizados
  • A educação a distância como recurso facilitador no processo ensino aprendizagem de indivíduos com necessidades educativas especiais
  • A informática como instrumento de comunicação alternativa

Documentos para a matrícula

  • Cópia simples da cédula de identidade (RG);
  • Cópia simples do CPF;
  • 1(uma) foto 3×4 recente;
  • Cópia simples do comprovante de endereço;
  • Cópia simples do Histórico da Graduação;
  • Cópia autenticada do diploma da graduação

*Todos os cursos possuem TAXA DE ADESÃO. Os valores variam de acordo com a duração e curso escolhidos; e poderão sofrer alteração sem prévio aviso. Consulte as condições mínimas para estudo na internet e informações sobre o material dos cursos (videoaulas + livros em PDF).