Neuropsicopedagogia (507 h)

Investimento

ESCOLHA A DURAÇÃO DE

15 MESES*

e pague

R$ 89,90

na Taxa de Adesão +

15

mensalidades

MATRICULE-SE

ESCOLHA A DURAÇÃO DE

8 MESES*

e pague

R$ 119,90

na Taxa de Adesão +

9

mensalidades

MATRICULE-SE

ESCOLHA A DURAÇÃO DE

6 MESES*

e pague

R$ 159,90

na Taxa de Adesão +

7

mensalidades

MATRICULE-SE

Objetivos

O curso de Pós-graduação em Neuropsicopedagogia, da Faculdade Itecne estuda esta ciência transdisciplinar relacionando os conhecimentos atuais sobre o sistema nervoso com enfoque no processo de aprendizagem, destacando o seu funcionamento e identificando e diagnosticando os distúrbios que interferem na aprendizagem. O neuropsicopedagogo reune os conhecimentos da Pedagogia e da Psicologia Cognitiva, compreendendo o funcionamento das funções cerebrais e o processo de aprendizagem e no tratamento, reabilitação  e prevenção dos problemas de aprendizagem.

Conteúdos curriculares

MÓDULO I

FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE

  • A prática docente na diversidade
  • Níveis de ensino
  • Modalidades de ensino
  • Educação profissionalizante
  • Educação em tempo integral
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação Especial e Inclusão
  • Educação a Distância
  • Educação do Campo e Educação Indígena
  • Panorama da diversidade da educação no Brasil

 

MÚLTIPLAS COMPETÊNCIAS PARA OS PROFISSIONAIS DA  EDUCAÇÃO

  • Relacionamento interpessoal
  • Comportamento empreendedor
  • Motivação, flexibilidade e liderança
  • A comunicação na contemporaneidade
  • Gestão de conflitos
  • Organização e planejamento
  • Novas tecnologias educacionais
  • Múltiplas leituras e hipertexto
  • Coaching
  • Escolha e gerenciamento de carreira

 

LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL

  • A legislação Educacional no âmbito nacional
  • Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental de nove anos
  • A reforma do Ensino Médio
  • Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
  • Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
  • Proposta pedagógica
  • Avaliação da Educação e da escola
  • Regimento Escolar
  • Plano Nacional de Educação – aspectos legais

 

METODOLOGIA CIENTÍFICA E DO TRABALHO CIENTÍFICO

  • Ética e metodologia científica
  • Projeto de pesquisa
  • Fundamentação teórica
  • Estrutura básica e formatação de trabalhos científicos
  • Elementos de apoio ao texto: citações
  • Outros elementos de apoio ao texto
  • Conclusão, considerações finais e resumo
  • Referências
  • Modelos e estrutura de documentos científicos
  • Artigos científicos e publicações
  • Preparação para defesa e apresentação da pesquisa
  • Elaboração de currículo e memorial

 

MÓDULO II

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

  • A psicologia do desenvolvimento e a Educação Infantil
  • Vygotsky e a abordagem sócio-histórica
  • Bases epostemológicas de Vygostky
  • O processo de humanização
  • A função do instrumento e do símbolo
  • A formação de conceitos elementares
  • A formação de conceitos científicos
  • O desenvolvimento mental segundo Piaget
  • Estágios de desenvolvimento
  • O desenvolvimento da inteligência
  • Wallon e a psicologia genética
  • Wallon e a consciência
  • Sigmund Freud
  • A construção do aparelho psíquico e o estágio do espelho
  • Mecanismos de defesa
  • O desenvolvimento psicossocial
  • Processamento da informação
  • Múltiplas inteligências de Howard Gardner
  • A inteligência triádica de Robert Stemberg
  • Teoria psicológicas no desenvolvimento humano

 

FUNDAMENTOS DA PSICOPEDAGOGIA

  • Psicopedagogia: pressupostos teóricos
  • A visão sistêmica e a psicopedagogia
  • Pensando a escola como instituição
  • Recursos psicopedagógicos para o diagnóstico na instituição educacional
  • Contribuições da psicopedagogia na relação educacional educador/educando
  • Contribuições da psicopedagogia na relação família/escola
  • A aprendizagem sob o enfoque da neuropsicologia
  • Um olhar psicopedagógico para os obstáculos na aprendizagem
  • Princípios para trabalhar com grupos da escola
  • Modalidades de intervenção psicopedagógica na instituição educacional

 

A NEUROPSICOPEDAGOGIA E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM

  • Surgimento da neuropsicopedagogia
  • O que faz um neuropsicopedagogo
  • Neurociência e educação
  • Principais transtornos de aprendizagem
  • O acompanhamento do neuropsicopedagogo
  • Formação multiprofissional do neuropsicopedagogo
  • A intervenção do neuropsicopedagogo na relação escola-família
  • Contribuições para a neuropsicopedagogia

 

TEORIA E PRÁTICA DA NEUROPSICOPEDAGOGIA

  • Neuropsicopedagogia em síntese
  • Neuropsicopedagogia: a interação de uma equipe multidisciplinar
  • Neurociência, psicologia e pedagogia: a parceria que deu certo
  • Um olhar diferente para as crianças diferentes
  • Crianças que necessitam de atenção diferenciada
  • Transtornos de aprendizagem
  • O papel da escola no processo de inclusão
  • O tratamento multidisciplinar

Documentos para a matrícula

  • Cópia simples da cédula de identidade (RG);
  • Cópia simples do CPF;
  • 1(uma) foto 3×4 recente;
  • Cópia simples do comprovante de endereço;
  • Cópia simples do Histórico da Graduação;
  • Cópia autenticada do diploma da graduação

*Todos os cursos possuem TAXA DE ADESÃO. Os valores variam de acordo com a duração e curso escolhidos; e poderão sofrer alteração sem prévio aviso. Consulte as condições mínimas para estudo na internet e informações sobre o material dos cursos (videoaulas + livros em PDF).