Psicopedagogia Institucional (473 h)

Investimento

ESCOLHA A DURAÇÃO DE

15 MESES*

e pague

R$ 65,00

na Taxa de Adesão +

15

mensalidades

MATRICULE-SE

ESCOLHA A DURAÇÃO DE

8 MESES*

e pague

R$ 119,90

na Taxa de Adesão +

9

mensalidades

MATRICULE-SE

ESCOLHA A DURAÇÃO DE

6 MESES*

e pague

R$ 159,90

na Taxa de Adesão +

7

mensalidades

MATRICULE-SE

Objetivos

O curso de Pós-graduação em Psicopedagogia Institucional da Faculdade Itecne, centra-se no seu objeto de estudo que é o indivíduo em todas as suas áreas que interferem no no processo de aprendizagem. O objetivo da Psicopedagogia é analisar o que ocorre com o sujeito em situações de aprendizagem, seus efeitos na família e comunidade educativa bem como, as razões da não aprendizagem.

O profissional psicopedagogo está apto a identificar todas as formas de aprendizagem e também das dificuldade e distúrbios de aprendizagem. Cada vez mais constante, esses profissionais são solicitados em empresas, instituições escolares e hospitais, ampliando a sua área de atuação.

Conteúdos curriculares

MÓDULO I

FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE

  • A prática docente na diversidade
  • Níveis de ensino
  • Modalidades de ensino
  • Educação profissionalizante
  • Educação em tempo integral
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação Especial e Inclusão
  • Educação a Distância
  • Educação do Campo e Educação Indígena
  • Panorama da diversidade da educação no Brasil

 

MÚLTIPLAS COMPETÊNCIAS PARA OS PROFISSIONAIS DA  EDUCAÇÃO

  • Relacionamento interpessoal
  • Comportamento empreendedor
  • Motivação, flexibilidade e liderança
  • A comunicação na contemporaneidade
  • Gestão de conflitos
  • Organização e planejamento
  • Novas tecnologias educacionais
  • Múltiplas leituras e hipertexto
  • Coaching
  • Escolha e gerenciamento de carreira

 

LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL

  • A legislação Educacional no âmbito nacional
  • Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental de nove anos
  • A reforma do Ensino Médio
  • Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
  • Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
  • Proposta pedagógica
  • Avaliação da Educação e da escola
  • Regimento Escolar
  • Plano Nacional de Educação – aspectos legais

 

METODOLOGIA CIENTÍFICA E DO TRABALHO CIENTÍFICO

  • Ética e metodologia científica
  • Projeto de pesquisa
  • Fundamentação teórica
  • Estrutura básica e formatação de trabalhos científicos
  • Elementos de apoio ao texto: citações
  • Outros elementos de apoio ao texto
  • Conclusão, considerações finais e resumo
  • Referências
  • Modelos e estrutura de documentos científicos
  • Artigos científicos e publicações
  • Preparação para defesa e apresentação da pesquisa
  • Elaboração de currículo e memorial

 

MÓDULO II

INTRODUÇÃO À PSICOPEDAGOGIA

  • O passado e o presente da Psicopedagogia
  • A inserção da Psicopedagogia nas instituições
  • Os campos de ação profissional do psicopedagogo
  • Psicologia e Pedagogia: uma relação dialógica
  • Olhar psicopedagógico sobre as diferenças
  • A intervenção psicopedagógica nos processos de ensino aprendizagem

 

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

  • A psicologia do desenvolvimento e a Educação Infantil
  • Vygotsky e a abordagem sócio-histórica
  • Bases epostemológicas de Vygostky
  • O processo de humanização
  • A função do instrumento e do símbolo
  • A formação de conceitos elementares
  • A formação de conceitos científicos
  • O desenvolvimento mental segundo Piaget
  • Estágios de desenvolvimento
  • O desenvolvimento da inteligência
  • Wallon e a psicologia genética
  • Wallon e a consciência
  • Sigmund Freud
  • A construção do aparelho psíquico e o estágio do espelho
  • Mecanismos de defesa
  • O desenvolvimento psicossocial
  • Processamento da informação
  • Múltiplas inteligências de Howard Gardner
  • A inteligência triádica de Robert Stemberg
  • Teoria psicológicas no desenvolvimento humano

 

FUNDAMENTOS DA PSICOPEDAGOGIA

  • Psicopedagogia: pressupostos teóricos
  • A visão sistêmica e a psicopedagogia
  • Pensando a escola como instituição
  • Recursos psicopedagógicos para o diagnóstico na instituição educacional
  • Contribuições da psicopedagogia na relação educacional educador/educando
  • Contribuições da psicopedagogia na relação família/escola
  • A aprendizagem sob o enfoque da neuropsicologia
  • Um olhar psicopedagógico para os obstáculos na aprendizagem
  • Princípios para trabalhar com grupos da escola
  • Modalidades de intervenção psicopedagógica na instituição educacional

 

TEORIAS E PRÁTICAS DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL

  • Conhecendo a psicopedagogia e sua aplicabilidade
  • Psicopedagogia Institucional na escola: desafios e processos
  • Aprendizagem: o que é e como se processa na visão psicopedagógica
  • A intervenção psicopedagógica Institucional e dificuldades de aprendizagem
  • Dificuldades de aprendizagem, fracasso escolar e práticas pedagógicas
  • Contribuições das teorias de Piaget e Vygostsky no cotidiano escolar
  • Afetividade e aprendizagem
  • Grupos operativos e psicodrama educacional
  • A indisciplina na escola e os distúrbios de conduta
  • Construção do Currículo na escola segundo a Psicopedagogia
  • O planejamento e a prevenção das dificuldades de aprendizagem
  • A avaliação escolar como instrumento diagnóstico
  • A Psicopedagogia institucional na escola Inclusiva
  • Familia e aprendizagem

Documentos para a matrícula

  • Cópia simples da cédula de identidade (RG);
  • Cópia simples do CPF;
  • 1(uma) foto 3×4 recente;
  • Cópia simples do comprovante de endereço;
  • Cópia simples do Histórico da Graduação;
  • Cópia autenticada do diploma da graduação

*Todos os cursos possuem TAXA DE ADESÃO. Os valores variam de acordo com a duração e curso escolhidos; e poderão sofrer alteração sem prévio aviso. Consulte as condições mínimas para estudo na internet e informações sobre o material dos cursos (videoaulas + livros em PDF).