Gerontologia (Blending) (420 h)

Objetivos

  • Ampliar as possibilidades de atendimento e prestação de serviços relacionados ao envelhecimento do ser humano;
  • Permitir a intervenção segura dos profissionais, por meio de metodologias e instrumentos teóricos;
  • Aprimorar a formação dos profissionais envolvidos com as áreas da educação, serviço social, comunicação, turismo e da saúde para as exigências do mercado de trabalho;
  • Aprofundar os conhecimentos e estudos relativos à prática de atividades de promoção de saúde, recreativas e de lazer para a melhoria da qualidade de vida;
  • Ofertar maiores possibilidades de aperfeiçoamento técnico e didático para os profissionais envolvidos com as atividades físicas, turísticas, de lazer e recreação;
  • Desenvolver mecanismos que possam incentivar a pesquisa científica na área.

Resumo do curso

A metodologia BLENDED LEARNING

A metodologia blended learning ou b-learnung, termo derivado e-learning, e que numa tradução literal significa “aprendizado hibrido”, busca combinar práticas pedagógicas do ensino presencial e do ensino a distância, tendo como objetivo unir diferentes práticas para se atingir um melhor desempenho dos alunos.
O Blended Learning une práticas pedagógicas que utilizam mais de um método de aprendizagem ou de formação, dentro ou fora da sala de aula, como: palestra, workshop, mesa redonda, debate, leitura, estudo de caso, aprendizagem baseada em problemas, sala de aula invertida, aprendizagem por pares, aulas on-line, e de outras práticas pedagógicas que visam sobretudo, a pesquisa como ferramenta eficaz de aprendizagem, pois como afirma MORAN (2005, p. 74):

“Ensinar e aprender, hoje não se limita ao trabalho dentro de uma sala. Implica modificar o que fazemos dentro e fora dela, no presencial e no virtual, organizar ações de pesquisa e de comunicação que possibilitem continuar a aprender em ambientes virtuais, acedendo a páginas na internet, pesquisando textos, recebendo e enviando novas mensagens, discutindo questões em fóruns ou em salas de aula virtuais, divulgando pesquisas e projetos” (p.74)

Neste sentido, a metodologia blended learning, utiliza-se de ferramentas síncronas, onde todos os participantes estão atuando ao mesmo tempo, por ex, em webinar, sala de aula, videoconferência, chats e fóruns e ferramentas assíncronas, onde cada aluno acessa os módulos de aprendizagem em seu próprio tempo e velocidade.

Benefícios do BLENDED LEARNING:
• Eficaz quando se procura atingir uma número maior de alunos aplicando diversas metodologias;
• Maximização e flexibilidade de tempo;
• Diversificação nas formas de aprendizagem;
• Diminuição da necessidade de locomoção constante;
• Promoção da integração e troca de experiências entre os participantes utilizando-se das ferramentas atuais de mídias digitais;
• O processo avaliativo aproxima-se mais do conceito de avaliação contínua, processual, diagnóstica e formativa;
• Respeita as características de desenvolvimento de cada aluno, possibilitando de que cada um organize a sua aprendizagem de forma particularizada;
• Redução de custos, tanto para a instituição promotora como para o próprio participante, que reduz seus custos em tono de mensalidades, tempo disponível para o estudo, transporte, alimentação;
• E quando a metodologia Blended Learning utiliza também algumas as metodologias ativas, em que se destacam a Metodologia de Projetos, Aprendizagem através de Problemas, Estudos de Caso, Aula Investida, Aprendizagem por Pares, etc, as vantagens são ainda mais significativa, pois necessitam de produção (elaboração) de conhecimentos.

Investimento

14 parcelas mensais de R$320,00

288,00 com desconto fidelidade de 10% na parcela.

INSCREVA-SE JÁ!

Documentos para a matrícula

  • Cópia simples da cédula de identidade (RG);
  • Cópia simples do CPF;
  • 1(uma) foto 3×4 recente;
  • Cópia simples do comprovante de endereço;
  • Cópia simples do Histórico da Graduação;
  • Cópia autenticada do diploma da graduação